terça-feira, 24 de maio de 2011

Amanda vai prosseguir na doce vida de celebridade ou vai dar conseqüência prática ao seu discurso transformador?


Vai posar nua para a Playboy ou vai continuar a desnudar-nos a incapacidade de melhorar a escola pública?
Vai ser mais do Faustão ou mais da educação?
Vai voltar à sala de aula, para trabalhar para mudar por dentro o que parece imutável, ou vai se eleger presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação, apostando na “via institucional”?
Vai renovar de verdade o movimento engessado pelo aparelhamento partidário ou vai simplesmente mudar a cor do gesso?
Vai se candidatar a vereadora ou a prefeita, dando ao PSTU o fôlego eleitoral que nunca teve, ou vai resistir à mosca azul da política, quebrando a tradição firmada por amandas e amandos hoje aposentados?
Vai sumir na poeira da virtualidade ou continuará a cricrilar em nossas consciências já anestesiadas pela banalização dos grilos falantes?
Afinal, deciframos mesmo a Amanda ou foi ela que, tendo nos decifrado previamente, nos devorou, e agora rumina entre risos os  restos da nossa perplexidade?
Trecho de artigo publicado para o Novo Jornal por Adiano de Sousa.

Xerife

Campus da UERN em Caicó abre seleção para Auxiliar de Serviços Diversos

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis e do Campus Caicó, torna público, pelo presente comunicado, a abertura de inscrições do processo de seleção simplificado para contratação por tempo determinado, para o cargo de Auxiliar de Serviços Diversos (ASD).
Os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 26 de maio, na Secretaria do Campus Caicó.

Principal telejornal da InterTV Cabugi será transmitido ao vivo de Caicó

Está confirmado para o próximo sábado (28) a transmissão ao vivo, direto de Caicó, do jornal RNTV 1ª Edição, da InterTV Cabugi. O cenário vai ser montado no arco do triunfo, um dos principais pontos turísticos da cidade. A edição ainda contará com reportagens gravadas pela jornalista caicoense Delma Lopes, feitas nos últimos dias através do quadro "Minha Cidade".
Na edição também haverá apresentações culturais com Negros do Rosário, Bloco do Magão, Coral de Santana, sanfoneiros, dentre outras participações.

Marcos Dantas

Entretenimento

FAMOSIDADES
Mariana Ximenes completa três décadas de vida como uma das atrizes mais conceituadas da nova geração. A paulista, que trocou São Paulo pelo Rio de Janeiro, entra para o time das balzaquianas sem motivos para passar pela tal crise dos 30. 
Solteira, a atriz teve seu nome envolvido recentemente com o cantor Fiuk. Segundo boatos, a loira teria tido um affair com o filho de Fábio Jr. A bela não comenta o assunto. Diz apenas que encontrou o rapaz em um evento e elogiou o ídolo teen.
Na vida profissional, as coisas vão de vento em popa. Elogiada por seu trabalho como a vilã Clara, em "Passione", a atriz está de férias da telinha. Enquanto está sem data para voltar a TV, a moça curte suas merecidas férias. Mariana vai passar seu aniversário na Europa, onde ficará uma temporada estudando.

MSN

Antonio Banderas e Ana Maria Braga almoçam juntos

Divulgação/ TV Globo

Antes mesmo do famoso “Acorda, menina! Vem cá, menino!” popularizado por Ana Maria Braga, a apresentadora do “Mais Você” resolveu começar o programa de um jeito bem diferente.
Até porque esta manhã de terça-feira (24), de fato, seria bem atípica para os telespectadores da atração.
“Ele tem 50 anos e se diz um cara normal. Mas, os seus 70 filmes o transformaram em um dos galãs mais carismáticos e cobiçados de Hollywood”, empolgou-se Ana Maria, ao anunciar o convidado especial: Antonio Banderas.

MSN

Prefeitura de Natal lança edital com 274 vagas para professores

A COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - COMPEC, devidamente autorizada pela Prefeita da Cidade do Natal, torna público que fará realizar Processo Seletivo de Provas e Títulos, para contratação por tempo determinado de Professor Temporário, conforme Lei nº 5.345, de 28 de dezembro de 2001, alterada pela Lei nº. 5.761, de 13 de dezembro de 2006, observadas as disposições constitucionais pertinentes e o disposto no artigo 13, da Lei Complementar nº 058, de 13 de setembro de 2004, e mediante as condições estabelecidas neste Edital.

Projeto seleciona assessores para instituição financeira no RN

A Projeto RH, especializada em soluções integradas e customizadas em Gestão de Pessoas, seleciona profissionais para o cargo de assessor no Rio Grande do Norte, nas cidades de Mossoró e Natal. Os selecionados atuarão em uma instituição financeira nacional de grande porte com o atendimento de clientes pessoa jurídica. Os interessados em participar da seleção devem cadastrar currículo no site www.projetorh.com.br, especificando interesse pela vaga, até o próximo dia 31.
Para participar da seleção, os candidatos precisam ter curso superior completo ou em andamento, com conclusão prevista para 2011, nas áreas de Administração, Economia, Direito, Contabilidade, Marketing, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou equivalentes na área de exatas. Também é desejável vivência em área comercial ou administrativa.

DN Online

UNESCO abre inscrições para concurso de trabalhos acadêmicos; prêmios chegam a R$10 mil

Segue até o dia 22 de agosto, as inscrições para a edição 2011 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, promovido pela Unesco. Com o tema "Tecnologias para o desenvolvimento sustentável", o concurso tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL.
O prêmio está dividido nas categorias "Iniciação Científica" (U$ 2 mil), "Estudante Universitário" (U$ 3,5 mil), "Jovem Pesquisador" (U$ 5 mil) e "Integração" (U$ 10 mil). O regulamento completo e outras informações podem ser adquiridas, através do site do Prêmio Mercosul.

http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul/

Prefeitura de Natal lança edital com 274 vagas para professores

A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20), a realização de Processo Seletivo para a contratação temporária de 274 professores para atuarem na Rede Municipal de Ensino. As vagas são destinadas ao exercício de docência em sala de aula no Ensino Fundamental ou na Educação Infantil. De acordo com a publicação do edital, o concurso público terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos. A empresa responsável pelo certame da seleção será a Fundação João do Vale.

Amanda Gurgel // Campanha quer 10% do PIB na educação

A campanha lançada pela professora potiguar Amanda Gurgel, no programa Domingão do Faustão do último domingo, que pede o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na educação, é uma bandeira histórica dos educadores brasileiros, defendida há anos pelas entidades da área de todo o país. Poucas horas depois de ser lançada no programa, a expressão "dez por cento do pib já" figurou no topo da lista dos assuntos mais comentados na rede mocroblogs twitter. Em pleno processo de discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), a campanha vem em boa hora para dar visibilidade aos anseios dos trabalhadores em educação e dos vários segmentos que defendem uma educação pública de qualidade.
O texto do projeto de lei nº 8.035, que trata das metas do Plano Nacional de Educação, que irá vigorar de 2011 a 2020, traz a proposta de "ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país". No entanto, o percentual pleiteado pelos vários segmentos da educação é de 10% imediatamente, vislumbrando chegar a 15% do PIB. Dentre as metas previstas no projeto de lei, estão alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade; oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica; assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

DN Online

Caos ao trânsito de Natal


O natalense que precisou utilizar o transporte público para ir ao trabalho ou à escola ontem vivenciou horas de caos na capital potiguar devido à greve de motoristas e cobradores de ônibus de Natal. O cenário, ao longo da manhã, envolvia engarrafamentos, paradas lotadas, chuva, além da longa espera dos usuários pela chamada frota de emergência

MPF denuncia ex-prefeito do interior do RN por enriquecimento ilícito

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ingressou nesta terça-feira, com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira e o empresário Rubens Dantas Queiroz, sócio da empresa Horebe Comércio e Serviços Ltda.
Os dois são acusados de enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e atos contra os princípios da administração pública (legalidade e moralidade), praticados entre os anos de 2001-2004 e 2005-2008, período em que Robenilson foi prefeito da cidade.
De acordo com a ação, o Convênio nº 748/2001 foi celebrado entre a Prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor de R$ 184.164,00, para a construção de 182 unidades sanitárias e instalação de 51 tanques de lavar roupa, totalizando 233 melhorias.
Como resultado do convênio, entretanto, foram feitas apenas 25 melhorias. Apesar disso, a verba foi repassada ao município em parcela única e os valores sacados, em sua grande maioria, pelo próprio ex-prefeito.

DN Online

Crise na administração

Governadora Rosalba Ciarlini enfrenta, antes de completar cinco meses no cargo, uma crise na administração provocada por greves em algumas das principais categorias do serviço público estadual. Paralisações de professores e policiais civis estabelecem o colapso em duas das principais áreas da administração estadual. E não se vislumbra solução para o impasse.
Copa em Natal
Mudanças no secretariado
Greves, muitas greves...

Tribuna do Norte

Reitora da UFRN assume cargo prometendo democratizar acesso aos alunos

Prometendo trabalhar para ampliar a oferta de vagas em áreas estratégicas e democratizar o acesso dos alunos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tomou posse, no início da tarde desta terça-feira (24) - em solenidade realizada no Ministério da Educação, em Brasília - a nova reitora da UFRN, a professora Ângela Maria Paiva Cruz. Primeira mulher a ocupar esse cargo na universidade federal potiguar, Ângela Cruz foi vice-reitora do último mandato do reitor José Ivonildo do Rêgo, também presente ao ato.

Tribuna do Norte

Servidores da PGE também paralisam atividades nesta quarta-feira

Os servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) também vão paralisar as atividades durante esta quarta-feira. A categoria reivindica a implantação do plano de cargos, carreiras e salários, e atenderá a uma convocação do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (Sinai) para uma plenária a ser realizada amanhã (25), no largo do Ginásio Machadinho.
O sindicato convocou todas as 18 categorias de sua base. Segundo Marcos Valério, presidente da associação da PGE, os servidores da Procuradoria realizarão outra assembleia na quinta-feira (26), para decidir pela normalização das atividades.

Tribuna do Norte

Jovem de 15 anos desaparece na Zona Norte de Natal

Ana Beatriz Moura, de 15 anos, foi vista pela última vez na sexta-feira (20) em frente ao colégio onde estuda, no Potengi

A adolescente Ana Beatriz Moura, de 15 anos, está desaparecida desde a última sexta-feira (20). Ela foi vista pela última vez há quatro dias, pelo porteiro do colégio em que estuda, no bairro de Potengi, Zona Norte de Natal. Na ocasião, a jovem estava conversando com três rapazes não identificados.
Segundo informações da tia da adolescente, Joelma Moura, a jovem tem 1,53m, é magra, tem a pele clara, olhos castanhos escuros e cabelos ruivos e lisos. Apesar de não costumar sair com frequência, ela não deixa de contactar a família pelo telefone quando está fora de casa.
Na última vez que foi vista, Ana Beatriz vestia sua farda escolar - camisa branca e calça verde. A família pede que qualquer informação sobre paradeiro da adolescente seja repassada pelos números: 3208-9834 e 9927-2720

Tribuna do Norte