quinta-feira, 7 de abril de 2011

Criança de 5 anos é estuprada em Parnamirim

http://www.dnonline.com.br/arearestrita/sistema_de_noticias/fotosnoticia/img4d9dc7838defeg.jpg

Um homem acusado de estupro foi preso por volta das 23h dessa quarta-feira(6) na rua Rio Negro, Parque de Exposições, município de Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com o tenente Augusto Gadelha, da Polícia Militar, o paraibano Jaélson Morais Cavalcanti, 27 anos, foi imobilizado por populares após ter sido ouvido um grito de um menino de 5 anos. Diante da situação, a polícia foi chamada ao local, onde encaminhou o acusado e a criança para a delegacia de plantão Zona Sul.

Segundo o tenente Gadelha, o delegado de plantão encaminhou a criança para a realização de exame de conjunção no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), onde foi constatado o estupro. Após a realização do exame, a criança confessou aos policiais que o acusado havia oferecido moedas, o que resultou no seu desaparecimento momentâneo e a consumação do ato a seguir.

Após a comprovação do ato, Jaélson Morais Cavalcanti foi preso pelo crime de estupro de vulnerável.

Gasolina mais cara em Caicó

Confiraos valores cobrados nas bombas de 8 postos de Caicó:
Posto Aquarius – 2,92
Posto Santana – 2,95
Posto Shel – 2,95
Posto Albuquerque – 2,95
Posto Santa Clara – 2,93
Posto Boa Passagem – 2,94
Posto Novo Milênio – 2,93
Posto Boa Passagem – 2,94

Em 2012 pense...

Bullying















O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio ou matar pessoas.

Pedagoga Adriana Cardoso fala sobre velhice



Se hoje, para cada 100 crianças de zero a 14 anos há 24 idosos, em 2050 serão 172. Motivo justo de comemoração, a longevidade conquistada também traz desafios imensos para uma nação onde, em quatro décadas, 30% dos moradores terão mais de 60, principalmente se os 10% nessa faixa etária atualmente já padecem vendo seus direitos desrespeitados. Abandono, violência, exploração e exclusão são quatro facetas extremamente graves do envelhecimento. Retratos de um país que não sabe envelhecer. O que oferecer aos nossos idosos? FORRÓ? Os idosos precisam mais do que dançar, eles podem desenvolver novas aprendizagens, fazer cursos, compartilhas experiências de vida, aprender a viver melhor.  Não que eu seja contra dançar forró, mais é preciso muito mais que isso para que o idoso tenha qualidade de vida: saúde, educação, respeito, afeto e inclusão social. Eles mantem um QI dentro das normalidades, as restrições não são para todos, pessoas envelhecem de forma diferente uns com restrições outros não. Daí pessoas com 80 anos de idade que mantêm uma rotina normal, outros com 50 anos de idade, retidos em alguma restrição. Portante envelhecimento não é doença, é um processo que todos passarão. É preciso se preparar e tem que começar AGORA! O poder público fazendo sua parte e as pessoas em sua individualidade fazendo o que lhes compete.

o7 de abril dia mundial da saúde...uma reflexão...

É impressionante a sensação que temos quando vamos a um hospital público. Geralmente parece que estamos recebendo favor do hospital. Gostaria de salientar neste espaço que o hospital público é pago com o suor diário de todos nós. Os inúmeros impostos que somos obrigados a pagar servem para nos propiciar serviços básicos a manutenção da vida. Pelo menos na teoria é assim que funciona. Poderia também entrar no tão falado assunto da prorrogação da CPMF, cujo destino deveria ser o investimento na saúde. Porém, como a crítica ao sistema público de saúde é freqüente, reservo-me agora a abordar um outro assunto que pouca gente aborda.
Falemos agora da atitude da médica que além de não avaliar as condições físicas do paciente ainda receitou inúmeros remédios sem conhecer o histórico da pessoa. Acho que esqueceram de avisar para esta pessoa que ela deve cumprir o juramento que fizera quando concluiu medicina. Independente do descaso do SUS com os profissionais, não se justifica tratar com ignorância e desprezo os pacientes da rede pública de saúde. Quantas pessoas por esse Brasil à fora não passam por situações difíceis e por falta de conhecimento não reivindica seus direitos como cidadão brasileiro? Os problemas no Brasil sempre são os mesmos e nunca mudam. Mas não mudam somente pela corrupção e falta de vontade política dos políticos, mas também por falta de comprometimento da sociedade em querer mudar o atual quadro. Inúmeras pessoas reclamam e problemas variados, mas a crítica fica apenas na palavra. Nada é feito nas vias legais em nosso país.

Magão decidiu: Não quer ajuda do Governo

O carnavalesco Ronaldo Batista de Sales, mais conhecido por “Magão”, disse não ao apoio financeiro ofertado pelo governo do estado para o carnaval deste ano. A governadora, Rosalba Ciarlini, anunciou na semana passada que vai repassar 100 mil reais para o carnaval de Rua de Caicó, mas em convênio com a prefeitura local. Esse é o problema. Para Magão, o recurso poderia ser repassado de outra forma, e não pela prefeitura. “Se ele, Bibi Costa, disse que não vai apoiar o carnaval de Rua de Caicó, não tem porque ele receber este dinheiro. Eu não quero. Estou dizendo que não quero mais”, afirmou.
O carnavalesco vai apostar todas as fichas na campanha criada por ele para arrecadar dinheiro para pagar as despesas do bloco neste carnaval. No carnaval do 1 real, Magão, pretende pedir a todos os participantes de seu bloco que doem a importância em dinheiro. “O meu povo é quem vai ajudar o Ala Ursa do Poço de Santana”, diz. Por falar no carnaval do 1 real, o bloco já gravou a música que vai embalar a todos pelas ruas da cidade. O nome é “MAESTRO TOME 1 REAL”. A música está sendo melhorada em estúdio e nos próximos dias vai tocar nas rádios da cidade para torná-la conhecida.

Tragédia em escola no Rio de Janeiro




Um tiroteio na Escola Municipal Tasso da Silveira, na Rua Generral Bernadinode Matos, em Realengo, zona oeste do Rio, deixou pelo menos nove meninas mortas e um menino, e mais 22 feridos. Segundoa polícia um homem  armado, qex aluno da escola, entrou no colégio municipal e disparou contra os estudantes.
O atirador foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, um ex-aluno da escola. Segundo uma médica, ele chegou a mostrar a carteira do colégio. Testemunhas informaram que o homem disse que iria fazer uma palestra. Ele foi para uma sala da oitava série, que fica no primeiro andar, e sem falar nada tirou uma pistola da bolsa e começou a atirar.
A polícia chegou, e ele tentou subir para o segundo andar. Quando viu que estava cercado, deu um tiro na cabeça. Nenhum funcionário pôde se aproximar.
Os feridos estão sendo levados para dois hospitais da região. A rua onde fica a escola está tomada por curiosos. Pelo menos 15 veículos da Polícia e dos Bombeiros estão no local.

Lei 11.738/08, que instituiu o Piso Nacional do Magistério é aprovada

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) acabou de votar a constitucionalidade da lei 11.738/08, que instituiu o Piso Nacional do Magistério. Por 6 x 2, os ministros seguiram o voto do relator, Joaquim Barbosa, que o piso deve ser o vencimento básico dos professores, não cabendo artifícios, com a inclusão de gratificações e adicionais. A decisão foi elogiada pela deputada Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. “A partir de agora os educadores pode afirmar: piso é piso, teto é teto. Esta é mais uma conquista dos educadores brasileiros”, vibrou.
 “Essa é uma vitória muito importante para os professores e para aqueles que lutam por uma educação de qualidade. Estamos todos de parabéns: os parlamentares, que aprovaram a lei 11.738/08 por unanimidade; os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, que fizeram a articulação necessária junto ao STF em apoio à luta dos professores e a combatente CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que manteve posição contrária à ADI 4167”, afirmou Fátima Bezerra, que também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Piso do Magistério.
O valor atualizado que deve ser pago pelos estados e municípios aos docentes em 2011 é de R$ 1.187,14.