quinta-feira, 5 de maio de 2011

O tempo sexta-feira

Sexta-Feira, 06/05 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h29 Pôr do Sol 17h21
icone manhã
icone tarde
icone noite
32ºC
24ºC

Lixo em Caicó

Esta foto foi um flagrante de funcionários da prefeitura de Caicó ateando fogo em lixo às margens do rio barra nova.


Esse lixo, ao ser insinerado, causa forte poluição do ar, pois lança na atmosfera monóxido de carbono e material particulado. Quando depositado em aterros sanitários, produz o gás metano, que pode ser aproveitado como fonte  energética, e grande quantidade de material líquido, conhecido como chorume; este, sendo rico em nitrogênio, contamina as águas dos córregos e até mesmo o lençol de água subterrânea. Caicó se enquadra no perfil dessas pequenas cidades, pois não há nenhuma preocupação por parte da administração pública do município em criar mecanismos que possam mitigar o problema do lixo. Ao contrário disso, o que pode ser observado é a criação de um lixão próximo ao conjunto habitacional “Nova Caicó”, por parte da prefeitura municipal de Caicó. O poder público municipal de Caicó permanece em estado de inércia, quanto à criação, implantação e execução de políticas públicas com o objetivo de mitigar a problemática do lixo. Essas políticas são ferramentas escenciais quando colocadas em prática pelos gestores públicos para proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem estar social para população.
Texto e fotos: Marciel Lopes da Silva

Saúde é tudo

1. Potencie o auto-conhecimento - é importante conhecer-se enquanto pessoa, percebendo as suas limitações e aceitando-as como parte do que é;

2. Viva uma vida afectiva satisfatória, privilegiando momentos de convívio com amigos e familiares;

3. Fomente a auto-estima;

4. Promova pensamentos positivos, deixe de lado o Velho do Restelo que há em si e encare a vida com um sorriso;

5. Mime-se e mime os que estão próximos de si;

6. Dê atenção ao essencial, para quê chatear-se desnecessariamente?;

7. Não crie expectativas irrealistas;

8. Potencie hábitos de vida saudável;

9. Evite o consumo de substâncias que possam causar dependência (nicotina, drogas, álcool);

10. Aprenda a relativizar situações difíceis;

11. Sempre que possível e quando se sinta em grande tensão, faça uma pausa, procurando locais tranquilos, actividades que lhe dêem prazer, estando com pessoas que lhe façam bem;

12. Não alimente comportamentos/sentimentos destrutivos. Há pessoas que tendem a ruminar continuadamente sobre factos passados que estiveram ligados a emoções negativas. Essas pessoas deveriam construir dentro de si um gavetão imaginário onde colassem esses cismas negativos e os fechassem à chave de uma vez por todas;

13. Não sofra por antecipação. Os indivíduos hiper-preocupáveis vivem amargurados com o que lhes pode vir a acontecer no futuro próximo. Muitas vezes, depois dos acontecimentos passarem, não tiveram a importância nem as consequências que receavam;

14. Pratique exercício físico com regularidade. Cerca 30 minutos, 5 vezes por semana. As caminhadas são excelentes opções;

15. Repense a sua atitude face às doenças mentais - procure informação fundamentada, desta forma prepara-se com consciência para a possibilidade de você ou alguém próximo vir a sofrer de uma doença mental. Aí já vai saber como reagir à situação.

Homens cuidando dos cabelos

De acordo com especialistas, devida a influência hormonal o sexo masculino tem maior probabilidade de desenvolver doenças sebáceas, como por exemplo, a caspa, tal problema que atinge grande parte dos homens. Desta forma, é preciso que o homem passe a dar maior atenção para o cabelo, antes mesmo que começa a aparecer os primeiros sinais da calvície, no qual é a partir deste ponto que muitos começam a se preocupar com fios, e assim já pode ser tarde demais.
Assim, é indicado que os homens passem a escolher xampus voltados para o seu tipo de cabelo, além de optar pela compra de produtos com ação rápida, como por exemplo, a hidratação de três minutos ou até mesmo tingimento de dez minutos, itens ideias para que os homens vêem estes produtos com outros olhos, já que eles não gostam de perder muito tempo com isso. Além disso, é preciso que os homens passem a ter hábitos recomendados e voltados para os fios diariamente, como:
-Evitar de deixar a utilização do condicionador, pois este cosmético tem grande importância, a de hidratar e de fechar as escamas que se encontram abertas.
-Lavar os fios uma vez por dia.
-Estar sempre atento quanto à temperatura da água de seu banho, pois quando muito quente, provoca o aumento da produção da glândula sebácea, e consequentemente, auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios.
-Procure se deitar para dormir com os fios secos, pois dormir com os fios molhados pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo.
-Quando utilizar gel, procure removê-lo antes de dormir e opte pela utilização de produtos na forma de creme e sem álcool.

Se essa moda pega...

Um agricultor decepou três dedos da esposa depois que ela se negou a ter relações sexuais com o marido. O crime aconteceu na segunda-feira (2) à tarde no bairro Jardim Brasília, em Sousa, no Sertão paraibano.
O acusado é o agricultor José Lins de Oliveira, de 50 anos. A esposa dele procurou a Polícia Militar para denunciar que o companheiro chegou em casa apresentando sinais de embriaguez e tentou forçá-la a ter relações sexuais com ele.
Diante da refeição da mulher, José Lins passou a espancá-la e chegou dar um golpe de facão na mão esquerda dela, decepando três dedos. O acusado foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Polícia Civil local, onde foi indiciado pelos crimes de tentativa de estupro e lesão corporal.

Concurso jardim de Piranhas

Há uma possibilidade, segundo informações que me foram repassadas, de que o prefeito de Jardim de Piranhas não siga a recomendação do Ministério Público de anular o concurso e comece já a convocar os aprovados no certame.
Fala-se, eu disse "fala-se", que o chefe do Executivo jardinense já está pensando em convocar os concursados aprovados. Quando? Isso eu não sei.
Quanto à questão da anulação, essa ficaria a cargo do MP, que deveria mostrar as falhas do concurso e pedir a sua anulação. São comentários. E como surgem comentários em Jardim!
O prefeito, então, agiria igual a Pilatos: lavaria as mãos, convocando os aprovados e "esperando" uma atitude da promotoria pública.
Vamos dar tempo ao tempo para saber se isso é fato ou boato.
Como dizia uma personagem de uma telenovela da Globo: "mistério!!!!!!!"
Mas seria bom que o prefeito municipal desse sua palavra final sobre esse concurso, se anula ou não, para acabar com tanta ansiedade que existe entre os aprovados.

Jarles Cavalcante

Médico caicoense é preso

O médico caicoense, Helio Rubens, foi preso na tarde de quarta-feira, 04 de maio, pelo delegado Heberth Luiz Henriques. De acordo com a denúncia, ele teria apupado os seios de uma paciente quando realizava consulta.
A polícia informa que ele foi detido dentro de uma clinica particular aonde trabalha, mas o atendimento a vítima aconteceu nas dependências do “Cris”, e a consulta seria um retorno.
O advogado Janduí Fernandes, que defende Hélio Rubens, afirma que ele é inocente e que tudo não passa de uma armação.
“Nós vamos ingressar na Justiça com um pedido de Hábeas Corpus para que ele seja posto em liberdade, e vamos provar a sua inocência. Helio Rubens é um médico que tem uma carreira de mais de 30 anos. Nunca houve em sua história de trabalho um problema se quer”, disse.
Ainda na noite de quarta-feira, quando era lavrado o flagrante pelo delegado Herbert Henriques, o médico sofreu um “pico de pressão” e teve que ser atendido por um cardiologista. De lá, ele teve que ser levado ao Pronto Atendimento da UNIMED, onde ficou internado sob custódia policial.
Quando estava na delegacia de polícia, a vítima não quis contato com a imprensa.

Jarles cavalcante

Associações dos Municípios apresenta estratégias da Defesa Civil para o Seridó

Sob a coordenação da Associação dos Municípios do Seridó, prefeitos, secretários municipais, representantes da sociedade civil, Igreja, Polícia Militar e Exército estiveram reunidos na ADESE, hoje (05), para discutir as previsões climáticas para nos dois próximos dois na região.
Segundo o sargento PM Marcelo Coelho, coordenador da Defesa Civil da AMS, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apresentou um relatório, onde fica claro que há uma zona de convergência instalada sobre a região Nordeste, incluindo o Seridó, que deve promover um alto índice pluviométrico para o período entre maio e início de julho. Uma média de 400 milímetros, que significa quase a totalidade do período invernoso.
“Ficou acertado que cada município fará o mapeamento das áreas de risco, a criação das coordenadorias de Defesa Civil e a elaboração do plano de contingências, onde estão as ações que serão colocadas em prática, caso aconteça alguma catástrofe”, disse o sargento Marcelo. Ao final do encontro, foi entregue uma cartilha e um CD com as orientações para criação do comitê gestor de Defesa Civil em cada cidade.

Xerife

Parabéns mamães...

Pacientes enfrentam dificuldades para retirar medicação de alto custo na Unicat

Mais uma cena lastimável na rede pública de saúde. Os pacientes que dependem dos medicamentos de alto custo, fornecidos pela Unicat, sofrem com a demora na entrega dos remédios e com o desrespeito nas longas filas. Assista na reportagem de Luiz Alberto Fonseca e Djalma Teixeira.
Muita desorganização e espera no Unicat. Usuários reclamam que o sistema saiu do ar na semana passada e isso piorou o atendimento. E ainda tem mais um problema: a falta dos medicamentos.
Na porta da Unicat encontramos dona Maria Nair. Ela chegou cedo para pegar o remédio para controle da pressão é a terceira vez em menos de uma semana que dona Nair vai à Unicat, sem sucesso. E reclama da falta de organização.
- Eu vim quinta-feira, o sistema fora do ar, vim na sexta-feira o sistema também fora do ar - conta Maria Nair de Morais, dona de casa.
Também na porta da Unicat dona Eliana só conseguiu uma parte do que veio buscar. A mãe e a irmã sofrem de alzheimer. Depois de 2 meses em falta, ela conseguiu o remedio da irmã.

Bom dia RN

Você sabe o que as mães não querem ganhar no dia delas?

Comprar o presente da mãe, pode ser uma tarefa complicada para muitos filhos. Afinal como agradar? Bom, se você faz parte desse time, a gente resolveu facilitar a sua vida perguntando às homenageadas desse domingo o que gostariam de ganhar. Uma COISA É CERTA elas não querem ganhar objetos para casa! Nada de liquidificador, batedeira ou assadeira!!! Os presentes preferidos variam de maquiagens, sapatos, bolsas, roupas, joias, viajens, a novas tecnologias, elas querem ficar antenadas com o mundo e as novidades que circulam, estudar e entretenimento, por isso, um lep top pode ser uma boa!!!! Viva as mamães de hoje...espertas...rs

Currículo liga ensino a mercado de trabalho

Brasília (AE) - Uma escola mais integrada com as demandas do mercado de trabalho, que atenda às reivindicações da sociedade, torne-se mais atraente aos estudantes e seja livre de comodismos. Esse é o cenário desenhado pelas novas diretrizes do Ensino Médio, aprovadas ontem pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo é aproximar a escola da experiência pessoal do aluno, garantindo-lhe uma formação mais abrangente. “É preciso que o jovem identifique os assuntos tratados com o seu projeto de vida”, diz o conselheiro José Fernandes de Lima, relator das diretrizes, que espera a homologação das normas pelo ministro Fernando Haddad até junho.
Segundo as novas diretrizes, o Ensino Médio deve ser estruturado a partir de quatro áreas de atuação - ciência, tecnologia, cultura e trabalho. Em termos práticos, uma escola de uma região turística poderia escolher a área de cultura como eixo de atuação, dando mais espaço na grade às disciplinas de história e geografia, por exemplo. As demais disciplinas também poderiam ser ministradas seguindo esse viés.
As novas diretrizes também permitem que os alunos do Ensino Médio noturno tenham mais tempo para concluir os estudos. Hoje, a duração é de três anos. O texto não estabelece um teto, mas a medida visa a diluir o mínimo de 2,4 mil horas do total de curso em um intervalo de tempo maior.

Tribuna do Norte

Diário Oficial publica nome de Nildson Dantas para direção do Hospital Regional de Caicó

A edição do Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (05), publicou as mudanças na direção do Hospital Regional do Seridó, em Caicó.
O vereador Nildson Dantas assume a direção-geral, enquanto o médico Sílvio Santos foi designado para a direção técnica. José da Noite de Medeiros passará de diretor-geral para a função de diretor administrativo/financeiro do Hospital Regional

Xerife