quarta-feira, 20 de julho de 2011

Caicó realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde

A cada quatro anos, a sociedade civil organizada, representantes do governo, profissionais de saúde e prestadores de serviço se reúnem em torno de um único objetivo: avaliar e traçar novos rumos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se da Conferência de Saúde que é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

A 5ª Conferência Municipal de Saúde “Rumo as 7ª Conferência Estadual de Saúde e 14ª Conferência Nacional de Saúde”, teve como tema central: “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”, com o eixo: ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE – UM DESAFIO PARA O SUS.

A Conferência começou na terça-feira (19) no Centro Pastoral Dom Wagner, a partir das 19:30h, tendo continuidade na quarta-feira (20), a partir das 08h. A Conferência Municipal de Saúde apresentou como finalidades:

•Promover a reflexão, o debate, e a avaliação das ações de saúde do município;

•Definir diretrizes para a politica municipal de saúde na expectativa de proporcionar uma melhor assistência à população do município;

•Fornecer subsídios para as Conferencias Estaduais e Nacionais, e escolher os delegados para as referidas conferências;

•Estimular a participação social na execução e acompanhamento das politicas públicas de saúde.

A conferência teve início com a Secretária de Saúde fazendo a abertura e logo após a apresentação de uma peça teatral com o grupo Arte e vida, abordando o tema saúde da família. Houve depois uma palestra sobre a trajetória do Sistema de saúde pública no Brasil, desde os tempos do império até a criação do SUS e seu desenvolvimento até os dias de hoje. Terminou os trabalhos por volta das 22:00h.

Na quarta-feira, dia 20, os trabalhos deram inicio às 8:30h, presedidos pelo Presidente do CMS, Reginaldo Medeiros. Depois de algumas deliberações, aconteceu a segunda palestra abordando sobre o funcionamento do SUS. Depois houve um caloroso debate com pontos de vistas e perguntas.
No segundo momento, uma outra palestra foi ministrada, por um participante do Conselho Nacional de Saúde, Júnior. Ele conduziu sua palestra abordando sobre a necessidade da gente fazer um diagnóstico correta a respeito dos problemas existentes no SUS. “Devemos atacar a doença e não os sintomas”. Houve mais um momento de discussões e todos foram almoçar.
No retorno, foram feitos três grupos, que depois de avaliarem propostas tiradas das pré-conferências e acrescentadas outras pelos próprios grupos, foi apresentado o resultado de cada grupo e encaminhado para uma relatoria, formada por integrantes do CMS e da Secretaria de Saúde, que se encarregará de condensar o conteúdo e transformar em propostas para serem levadas a Conferência Estadual de Saúde. Logo após houve a votação para a escolha dos delegados que representarão o Município na sétima Conferência Estadual de Saúde.
Ainda foi proposto, votado e aprovado uma moção de repúdio a Secretária de Saúde, a Sra. Lucia Batista pela ausência aos trabalhos durante todo dia na Conferência. A diretoria do Conselho Municipal de saúde classificou como lamentável esse fato. “Isso representa o descaso com que a prefeitura de Caicó trata a saúde”. A sr. Lúcua Batista viajou à capital do Estado para participar de uma reunião.
Os trabalhos da Conferência foram encerrados às 17:00h

Por Pr. Divino Félix