terça-feira, 19 de abril de 2011

Gengivas bem cuidadas, coração saudável

As pessoas que sofrem de doenças de gengivas são mais propensas a ter problemas cardíacos. Embora a cardiologia e a periodontia sejam áreas divergentes, elas têm muitos fatores em comum.
Uma higiene bucal deficiente pode acarretar graves problemas para a saúde. Segundo os especialistas, as patologias que afetam as gengivas aumentam o risco de doenças coronárias.
"Sabemos que as pessoas que têm doenças periodontais têm mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares", afirma Eduardo de Teresa, chefe do serviço de cardiologia do Hospital Virgen de la Victoria, em Málaga (Espanha). Mas, segundo ele, isto não quer dizer "que uma doença produza a outra".
Ele explica que as doenças de gengivas estão relacionadas com diferentes de patologias cardíacas. Ente elas, se encontram "a doença coronária crônica, a angina de peito e o infarto do miocárdio".
Além disso, problemas periodontais se vinculam a doenças cerebrovasculares. "Tratam-se de afecções que acarretam graves problemas como tromboses e hemorragias", afirma o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário